Vasectomia

A vasectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e que não é necessário de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária. Este método impede que os espermatozoides se desloquem ao canal de saída, evitando assim uma gravidez.


Segurança e eficiência
A vasectomia é o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe, e está entre as opções mais seguras para o planejamento familiar. Centenas de milhares de vasectomias são realizadas a cada ano. Atualmente, homens em seus 30 ou 40 anos são os que mais fazem a vasectomia, a fim de um controle de natalidade. Os casais que escolhem a vasectomia são motivados por, entre outros fatores:

  • O baixo custo e a simplicidade da vasectomia.
  • Poucas complicações.
  • Cirurgia de esterilização mais complexa nas mulheres.
  • Conhecem homens que fizeram a cirurgia e estão satisfeitos com os resultados.
  • Uma motivação mais forte pela esterilização no homem.

A cirurgia
Existem várias técnicas de vasectomia atualmente em uso, mas o procedimento geral permanece o mesmo:

  • Uma pequena incisão ou punção é criado no escroto
  • Os canais deferentes (tubos por onde passa o esperma) são expostos, puxando-os através da abertura
  • Um pequeno segmento do canal deferente é removido
  • As extremidades abertas são geralmente amarradas e/ou cauterizadas para garantir que o canal deferente não irá se reconectar
  • A pequena incisão é fechada com 2 a 3 pontos absorvíveis (que não precisam ser retirados)

A maioria dos homens descrevem a experiência como pouco desconfortável, mas relativamente indolor.


Pós operatório
A recuperação da vasectomia é geralmente muito rápida, com a maioria dos homens retornando às atividades normais dentro de alguns dias. O inchaço costuma diminuir dentro de uma semana, embora alguns homens possam se recuperar mais lentamente. Após 1 ou 2 dias pode-se retornar as atividades habituais e ao trabalho, desde que não seja um trabalho braçal. As atividades físicas esportivas ou trabalho pesado podem ser retomados após uma semana.

Em geral, as relações sexuais podem ser retomadas após uma semana do procedimento. A função sexual do homem e o desempenho permanecem completamente inalterados após uma vasectomia. Ele ainda vai ter orgasmos normais e ejaculações. Os espermatozóides constituem apenas 2% a 5% do líquido ejaculado, por isso a diferença de volume ejaculado não será perceptível a um homem ou sua parceira.


Resultados
A satisfação com a vasectomia é muito elevada, com mais de 95% dos homens satisfeitos após o procedimento. Os homens muitas vezes relatam que suas vidas sexuais melhoraram devido a não precisar mais se preocupar com a gravidez após a relação sexual desprotegida.

Vasectomia tem uma taxa de falha muito baixa, com a maioria das fontes colocando-o em aproximadamente 1 em 2000, ou 0,05%.

Como qualquer procedimento cirúrgico, há riscos envolvidos em realizar uma vasectomia. As complicações são raras, mas é importante que os homens compreendam os riscos potenciais, tais como infecção e hematoma escrotal.

A informação mais importante que todo paciente que vai se submeter a uma vasectomia deve saber é que ele ainda vai ejacular espermatozóides nas primeiras 10 ou mais ejaculações que tiver após a cirurgia. Por esse motivo é fundamental a confirmação da ausência de espermetazóides no ejaculado pelo exame de espermograma antes de se iniciar as relações sexuais desprotegidas.


Reversão
Embora a vasectomia seja reversível, o procedimento de reversão (vasovasostomia) é caro e mais complicado. A reversão da vasectomia também tem uma taxa variável de sucesso que depende muito da idade do homem, tempo desde a vasectomia entre outros fatores. Os homens não devem olhar para a vasectomia como algo que se pode facilmente "desfazer" mais tarde na vida.

Contato

(11) 3051-5759
(11) 3884-0762

(11) 96465-4605

contato@drpauloesteves.com.br

Atendimento

Segunda à Sexta
08:00 às 20:00hs


Onde Atuo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3421
Conjunto 508 CEP: 01401-001
Jardim Paulista - São Paulo - SP


Redes Sociais