Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino? E que ele costuma atingir quem tem mais de 50 anos? A idade, a genética e outros fatores de risco podem aumentar as chances de tê-lo.

Por isso preparamos este post, com informações sobre as características deste câncer e as melhores formas de conseguir se prevenir contra ele. Não perca!

Como o câncer de próstata funciona?

Normalmente, este tipo de câncer se desenvolve silenciosamente. Nas suas primeiras fases, ele não apresenta nenhum tipo de sintoma. Por isso mesmo é um dos mais perigosos.

Sentir que a bexiga nunca está totalmente vazia, ter problemas para urinar e perceber sangue na urina são pistas de que o câncer já está em um de seus estágios avançados.

Dores nos ossos, como nas costas, pode indicar que o tumor está realizando a metástase, ou seja, está se espalhando pelo corpo e crescendo ainda mais. Isso quer dizer que este estágio já é um dos piores.

Para conseguir ser bem-sucedido no tratamento é necessário realizar o diagnóstico precoce, de preferência quando ainda não existem sintomas. Isso é possível se você fizer o exame de toque e o de PSA no sangue anualmente para conferir se tudo está bem.

Infelizmente, alguns homens ainda têm preconceito com esse exame e acabam negligenciando sua saúde. Nesses casos, quando descobrem o câncer pode ser tarde demais.

Por outro lado, o câncer de próstata tem sido cada vez mais pesquisado e estudado, por isso estão sendo encontradas melhores formas de se fazer o tratamento, de aliviar seus efeitos e de melhorar a realização do diagnóstico.

Como se prevenir do câncer de próstata?

Veja abaixo algumas dicas de como ficar longe dos grupos de riscos do câncer de próstata:

1 – Tenha uma dieta saudável e equilibrada

Procure sempre comer muitas frutas e vegetais todos os dias e evite consumir alimentos muito gordurosos. Além de ser um fator de prevenção contra este tipo de câncer (e de outros), ter uma dieta saudável é bom para o organismo de diversas formas.

Os vegetais especialmente contêm em suas propriedades nutricionais muitas vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento orgânico, assim como para proteger a próstata de ameaças e crescimentos indesejados.

2 – Faça exercícios físicos

Realizar nem que seja meia hora de atividades físicas por dia já ajuda a deixar a vida mais saudável e melhora o bem-estar e a disposição. Além disso, a prática de exercícios ajuda a diminuir os riscos de desenvolvimento do tumor na próstata.

3 – Mantenha um peso saudável

É um fato que a obesidade e o sobrepeso estão ligados a maiores chances de ocorrência do câncer de próstata. Os itens preventivos que citamos acima ajudam muito a perder peso e a mantê-lo equilibrado.

4 – Faça os exames de próstata regularmente

Consultar seu médico é essencial, assim como é fazer o exame sempre que indicado. Dessa forma você consegue descobrir com muita antecedência a presença de qualquer problema.

Ficou alguma dúvida? Se identificou com algum dos sintomas? Busque um médico para lhe esclarecer tudo!