Se você pudesse escolher, quanto tempo gostaria de viver? Atualmente o envelhecimento é uma realidade mundial: a maior parte das pirâmides etárias apontam para maior envelhecimento da população e menor número de nascimentos.

Por isso é cada vez mais comum que se pense em formas de envelhecer de forma saudável e isso inclui, entre outros aspectos, a sexualidade. Este post falará a respeito do envelhecimento e como ele afeta a vida sexual do homem. Está interessado? Siga lendo!

 

Que problemas o envelhecimento pode ocasionar à vida sexual do homem?

Homens, se comparados a mulheres, apresentam mais facilidade em desenvolver problemas em sua vida sexual conforme vão envelhecendo. Isso porque, entre outros fatores, eles se cuidam menos, ou seja, vão menos ao médico ao longo da vida.

Alguns excessos cometidos na juventude também podem influenciar muito esta área mais tarde, como noites mal dormidas, abuso de bebida alcoólica ou drogas, vida sedentária e má alimentação.

É muito comum que o sexo masculino, com o tempo, apresente problemas como a disfunção erétil, que é a dificuldade de ter ou de manter uma ereção. Este pode ser um problema comum em qualquer idade, mas afeta com mais facilidade os homens a partir dos 50 anos.

 

Fatores de risco

Existem homens que estão mais propensos a desenvolver esse e outros problemas relacionados à vida sexual. Estão neste grupo os:

  • Obesos;
  • Cardiopatas;
  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Que já sofreram algum trauma na região pélvica.

 

Que medidas posso tomar para ter uma vida sexual saudável mesmo na melhor idade?

Para que você tenha uma vida sexual ativa, é importante se cuidar desde jovem. Isso pode ser feito a partir das seguintes ações:

  • Pratique exercícios regularmente;
  • Tenha uma alimentação balanceada e saudável;
  • Evite o abuso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias químicas;
  • Mantenha sempre o pensamento positivo e sua autoconfiança em relação ao sexo;
  • Exercite o cérebro: estude, faça palavras cruzadas, saia da rotina. Tudo isso favorece seus neurônios a criarem novas conexões.
  • Durma de 6 a 8 horas por noite.

 

O ideal para resolver problemas relacionados à vida sexual depois de envelhecer, ou até mesmo para apenas receber auxílio ou aconselhamento, é deixar a vergonha de lado e procurar um médico.

As especialidades mais comumente buscadas são a urologia e a geriatria. Dependendo do caso, pode ser necessário buscar terapia também.

Lembre–se: não tome medicamentos sem consultar um especialista! O Viagra é um remédio comumente utilizado por homens que vêm apresentando problemas de ereção.

Mas é importante lembrar que ele tem uma série de contraindicações, bem como pode interagir com outros medicamentos, causando problemas sérios de saúde. Então não se automedique. Procure um profissional habilitado e zele por sua saúde.

Para maiores informações agende uma consulta.