Fimose

A Fimose é uma condição caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis e impossibilita ou dificulta que a glande seja exposta. É normal em crianças e pode se resolver espontaneamente por volta dos 5 anos de idade se essa pele em excesso, o prepúcio, não estiver aderida ou não apresentar uma constrição, como …

É normal em crianças e pode se resolver espontaneamente por volta dos 5 anos de idade se essa pele em excesso, o prepúcio, não estiver aderida ou não apresentar uma constrição, como um anel, muito estreito, que impossibilite ou dificulte a exposição da glande.

O tratamento é necessário nos casos em que o paciente não consegue retrair completamente esta pele, nas complicações como balanites, postites, infecções urinárias de repetição e nas suspeitas de carcinomas nessa região.

Em homens adultos, se não tratada, há risco de complicações, como desconforto no ato sexual, infecções locais (balano-postites), aumento das chances de infecções sexualmente transmissíveis (incluindo o HIV e o HPV) e maior incidência do câncer de pênis. O tratamento usual é a postectomia, cirurgia em que é retirado o prepúcio.

A avaliação da necessidade de tratamento deve ser feita sempre com orientação médica. Por isso, é importante procurar um urologista de confiança.

Estou à disposição para quaisquer dúvidas.