Obesidade e Baixa Testosterona

Você já deve ter visto isso antes. Um homem jovem, um pouco acima do peso, que não consegue perder peso com dieta, precisa fazer um esforço enorme para se exercitar e perder alguns poucos quilos e rapidamente acaba recuperando esses quilos. Nós, como Urologistas e Andrologistas, vemos isso sempre. Além dessas queixas, esses homens costumam …

Você já deve ter visto isso antes. Um homem jovem, um pouco acima do peso, que não consegue perder peso com dieta, precisa fazer um esforço enorme para se exercitar e perder alguns poucos quilos e rapidamente acaba recuperando esses quilos.
Nós, como Urologistas e Andrologistas, vemos isso sempre. Além dessas queixas, esses homens costumam nos contar que sentem muito cansaço, baixa energia e disposição e em alguns casos uma diminuição da libido e da ereção.

Muitas vezes, esses homens são vistos como alguém indisciplinado, que não faz dieta e não se exercita. Nem sempre é o caso! Muitas vezes, esses homens apresentam baixa testosterona (níveis abaixo do normal para sua idade). E isso pode estar contribuindo fortemente para impedir que ocorra perda de peso duradoura, com ganho de massa muscular e melhora de toda saúde.

A obesidade e baixos níveis de testosterona estão intimamente relacionados, como causa e consequência, um do outro, formando um verdadeiro ciclo, extremamente difícil de ser quebrado.

A testosterona é o hormônio responsável por estimular o crescimento e manutenção da massa muscular. E essa massa muscular que consome calorias o dia todo e durante as atividades físicas. Ingerindo a mesma quantidade de calorias, se um homem tiver menos massa muscular, essa caloria vai ser armazenada sob a forma de gordura. Até aí, fica fácil de entender por que quanto menos testosterona, maior a chance de apresentar obesidade.

Agora, você sabe por que quanto mais gordura corporal, menor a quantidade de testosterona circulante na corrente sanguínea?

As células do nosso tecido adiposo possuem uma enzima, a aromatase, que converte testosterona em estradiol, um hormônio tipicamente feminino. Isso ocorre naturalmente em pequena quantidade em todos os homens. Porém com o excesso de tecido adiposo, essa conversão de testosterona em estradiol pode criar um desequilíbrio hormonal, levando a um quadro de grande dificuldade de ganho de massa muscular, acúmulo de mais gordura, ginecomastia (aumento das mamas) e uma série de eventos que alimentam o ciclo “obesidade – baixa testosterona”. Por isso é tão difícil para algumas pessoas quebrar esse ciclo e normalizar, tanto sua composição corporal como seus níveis hormonais.

Se você acredita que pode estar passando por isso, por esse ciclo vicioso que te impede de ter uma vida mais saudável e um corpo mais sadio, não deixe isso pra depois. Na Andrologia, conseguimos auxiliar a regularizar o equilíbrio hormonal do homem. Com isto, você terá condições plenas de atingir seu potencial de saúde e ter o resultado merecido pelos esforços com a dieta e atividade física.

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×