Quem tem pedra nos rins pode tomar suplementos de Cálcio?

Essa é uma dúvida muito comum dos nossos pacientes que já tiveram em algum momento pedra nos rins. Podem consumir alimentos ricos em cálcio? E suplementos? E aquelas pessoas que já tomam esses suplementos de cálcio e vitamina D, como por exemplo mulheres após os 50 anos para prevenir a osteoporose? Devem parar de tomar? …

Essa é uma dúvida muito comum dos nossos pacientes que já tiveram em algum momento pedra nos rins. Podem consumir alimentos ricos em cálcio? E suplementos? E aquelas pessoas que já tomam esses suplementos de cálcio e vitamina D, como por exemplo mulheres após os 50 anos para prevenir a osteoporose? Devem parar de tomar?

Como a maioria dos cálculos renais possuem o cálcio na sua formação, seria um tanto lógico supor que esse mineral deveria ser proibido para quem tem uma tendência de formação de pedras nos rins. Porém, o cálcio é fundamental para diversas funções do nosso organismo, sendo essencial para os ossos, dentes e para o correto funcionamento de nervos e músculos.

Qual a recomendação? O importante é que essas pessoas, potenciais formadores de cálculos, ingiram a quantidade ideal e correta de cálcio, sem excessos nem deficiência, seja através exclusivamente da alimentação ou de suplementos. Se não for possível ingerir a quantidade correta de cálcio pela alimentação, pode ser feito o uso do suplemento sem nenhum problema.

O grande problema está no excesso, quando a pessoa já obtêm uma boa quantidade de cálcio na alimentação e além disso toma um suplemento que, sozinho, já contém toda a quantidade diária recomendada de cálcio.

Nesses casos, e se isso ocorrer ao longo de meses ou anos, o excesso de cálcio será eliminado na urina e lentamente se formarão os cristais de cálcio nos rins, que irão crescendo com a constante chegada de mais cálcio sendo filtrado pelos rins, até que formarão os cálculos renais.

Como tudo na vida e na alimentação, o segredo está no equilíbrio. Ingerindo a quantidade correta (ao redor de 1200mg/dia), isso não será um problema. Caso precise de ajuda em como obter a quantidade certa desse e outros nutrientes, consulte uma nutricionista e para controle dos cálculos renais, consulte regularmente seu Urologista.

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×