Atividade física melhora a vida sexual?

Será que melhora mesmo? Mas como isso acontece? Existem várias formas da atividade física melhorar a sua vida sexual: Melhora da circulação sanguínea e a perfusão dos órgãos genitais Liberação de neurotransmissores (endorfinas) que estimulam a libido Melhora a autoestima e a satisfação com o próprio corpo Estimula produção de testosterona Maior condicionamento físico cardiovascular …

Será que melhora mesmo? Mas como isso acontece?

Existem várias formas da atividade física melhorar a sua vida sexual:

  • Melhora da circulação sanguínea e a perfusão dos órgãos genitais
  • Liberação de neurotransmissores (endorfinas) que estimulam a libido
  • Melhora a autoestima e a satisfação com o próprio corpo
  • Estimula produção de testosterona
  • Maior condicionamento físico cardiovascular
  • Combate depressão, estresse e ansiedade

No caso específico da saúde masculina, existem estudos que mostraram que homens que praticam atividades físicas regulares possuem mais relações sexuais, relações mais longas, maior libido, menos disfunção erétil e menos ejaculação precoce. Além da produção de testosterona, que pode ser medida e é maior nas pessoas ativas.

Então, qual a “dose” necessária?

Também existem estudos que mostram que poucos minutos por semana já causam uma melhora em relação aos sedentários. Porém, quando esse tempo foi aumentado, a melhora foi mais intensa.

Não existe uma “dose” certa para todos, isso tem que ser individualizado para cada pessoa, pela sua idade, histórico de prática de atividade física, histórico de saúde, nível de condicionamento atual e possíveis comorbidades.
De maneira geral, podemos dizer que pelo menos 3 sessões por semana de atividade física são necessárias para se notar alguma melhora. Em geral, sessões de 40 minutos a 1 hora. E se possível, progredir para até 5 sessões por semana, lembrando sempre que o excesso também pode ser prejudicial, inclusive para a produção de testosterona e para a atividade sexual.
Qual atividade deve ser praticada não é o mais importante. O principal é que seja algo que você consiga fazer de forma frequente sem desanimar.

Se não estiver satisfeito com a sua vida sexual, praticar atividades físicas pode ser de grande ajuda para melhorar isso. Mas não deixe de consultar um Urologista para avaliar se essa insatisfação com a vida sexual não tem alguma outra causa que precise de um tratamento específico!

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×