O que é a Doença de Peyronie?

A Doença de Peyronie é um distúrbio do pênis, caracterizado pelo surgimento de uma curvatura peniana devido ao aparecimento de uma fibrose cicatricial do corpo cavernoso do pênis. Não se sabe ao certo o que leva ao surgimento dessa fibrose. Com causas pouco estabelecidas, sabemos que existe alguma relação com doenças metabólicas, autoimunes e pode …

Não se sabe ao certo o que leva ao surgimento dessa fibrose. Com causas pouco estabelecidas, sabemos que existe alguma relação com doenças metabólicas, autoimunes e pode também haver alguma relação com microtraumas durante a atividade sexual.

Essa doença pode afetar até 10% dos homens e tem como fatores de risco diabetes e disfunção erétil.

A doença possui duas fases. A fase inflamatória, no qual surgem a tortuosidade do pênis, uma ou mais placas de calcificação ou nódulos no corpo do pênis e pode haver alguma dor na relação.

Após algum tempo, em geral alguns meses, se inicia a fase cicatricial ou de fibrose, na qual a curvatura já está estável e a placa de fibrose se estabelece.

Cada fase tem um tratamento diferente, sendo inicialmente indicado tratamento clínico para a fase inflamatória.

Caso evolua na fase de fibrose com uma curvatura importante que atrapalhe na relação, deverá ser discutido formas de tratamento cirúrgico para correção dessa curvatura.