PSA aumentou – preciso me preocupar?

O PSA é o principal exame laboratorial realizado para rastreamento do Câncer de Próstata. Mas você sabe avaliar quando ele está alterado? Uma dica: não basta ver o valor de referência no resultado do laboratório! - Quem deve fazer o exame: homens a partir de 50 anos ou 45 anos se tiverem histórico familiar de …

O PSA é o principal exame laboratorial realizado para rastreamento do Câncer de Próstata. Mas você sabe avaliar quando ele está alterado? Uma dica: não basta ver o valor de referência no resultado do laboratório!

– Quem deve fazer o exame: homens a partir de 50 anos ou 45 anos se tiverem histórico familiar de câncer de próstata.

– Qual o valor normal? Até 4,0 para homens acima de 60 anos e até 2,5 para abaixo de 60 anos.

– Quando está alterado? 

– elevação acima desses valores de referência, ou;

– aumento acima de 0,75 em 1 ano, ou;

– relação PSA Livre/Total abaixo de 15%, ou;

– densidade do PSA (valor dividido pelo peso da próstata) acima de 0,15.

– Oque causa elevação? Câncer de Próstata, HPB (hiperplasia benigna da próstata), Prostatite, além de erro de preparo (relação sexual, exame de toque retal ou andar de bicicleta com menos de 48h da coleta).

– O que fazer quando alterado? Avaliação de um urologista, podendo repetir o PSA, realizar Ressonância Magnética de Próstata e se necessário a Biópsia da Próstata.

– Exame anual de rotina PSA e toque retal

Mensagens importantes: PSA alterado não é câncer e pode ter câncer com PSA normal! Por isso a necessidade de consulta com o especialista (urologista).

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×