Hidrocele: aumento do volume escrotal

Por ser uma causa de aumento do volume do escroto e poder causar alguma dor e sensibilidade no testículo, a hidrocele muitas vezes causa apreensão nos homens que ainda não sabem do que se trata. Apesar disso, é uma situação benigna, na qual ocorre um acúmulo de líquido ao redor do testículo. Isso pode acontecer …

Apesar disso, é uma situação benigna, na qual ocorre um acúmulo de líquido ao redor do testículo. Isso pode acontecer na infância ou na idade adulta, em um ou ambos os testículos e pode ficar estável ou ir progressivamente aumentando de volume.

As causas da hidrocele dependem basicamente do tipo de hidrocele, já que existem dois tipos. As comunicantes, que são causadas pelo não fechamento da comunicação do peritônio da cavidade abdominal (da onde descem os testículos) com o escroto, permitindo com que líquido peritoneal se acumule ao redor do testículo. Esse tipo é mais comum em crianças ou em homens que têm a hidrocele desde muito jovens (talvez desde o nascimento), mas não sabem.

O segundo tipo, as não comunicantes, são causados por fatores que alteram a produção ou absorção do pequeno volume de líquido normal que existiria em volta do testículo. Em geral são por inflamações e infecções locais, como as orquites e epididimites, que causam esse acúmulo, que pode ser algo temporário ou permanecer após o tratamento da inflamação testicular. Esse segundo tipo é mais comum em adultos.

O diagnóstico pode ser feito no exame físico durante a consulta com o urologista, quando é observado o aumento do volume escrotal de consistência líquida, não sólida e em alguns casos pode-se palpar o testículo normal, sem alterações, associado à queixa do paciente de “inchaço do testículo” e possivelmente alguma dor, desconforto ou sensação de peso no local. Além disso, o exame de ultrassonografia escrotal pode ajudar a descartar outras situações e confirmar esse diagnóstico.

O tratamento, quando necessário, é cirúrgico. Em casos de hidrocele reacional à alguma inflamação, pode haver a regressão espontânea após o tratamento da inflamação. Porém nos casos em que o acúmulo de líquido é antigo e persistente, o melhor tratamento é a cirurgia de hidrocelectomia, na qual além de se retirar o líquido é realizado a ressecção de uma camada que envolve a hidrocele, o que evita que ela se forme novamente.