A cirurgia de próstata causa impotência?

Muitas são as dúvidas e os mitos sobre as cirurgias de próstata. Uma das mais recorrentes é: A cirurgia de próstata causa impotência? Em primeiro lugar, é preciso entender que existem várias cirurgias para problemas diferentes na próstata. As mais conhecidas são a Prostatectomia Radical para o Câncer de Próstata e a Ressecção Transuretral de …

Muitas são as dúvidas e os mitos sobre as cirurgias de próstata. Uma das mais recorrentes é: A cirurgia de próstata causa impotência?

Em primeiro lugar, é preciso entender que existem várias cirurgias para problemas diferentes na próstata. As mais conhecidas são a Prostatectomia Radical para o Câncer de Próstata e a Ressecção Transuretral de Próstata (RTU) para a Hiperplasia Prostática Benigna. Aqui vamos para alguns mitos e verdades sobre essas cirurgias:

– Haverá impotência após a cirurgia: MITO, há uma chance de isso ocorrer na Prostatectomia Radical, porém não ocorre na RTU.
– Não haverá ejaculação após a cirurgia: VERDADE, em ambas as técnicas
– Não haverá orgasmo após a cirurgia: MITO, o prazer ocorrerá normalmente
– Haverá esterilidade após a cirurgia: VERDADE, pode-se congelar espermatozóides antes da cirurgia se houver desejo de concepção
– Haverá incontinência urinária após a cirurgia: MITO, há uma chance baixa de isso ocorrer em ambas as técnicas
– É o fim da vida sexual após a cirurgia: MITO, mesmo se ocorrer importância, atualmente isso sempre pode ser corrigido

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, os tratamentos cirúrgicos das doenças da próstata não implicam necessariamente na impotência sexual. Isso pode acontecer em casos mais avançados de Câncer de Próstata, quando a cirurgia tem que ser mais agressiva ou quando o paciente já tem uma disfunção erétil por outros motivos como devido à diabetes. O lado bom é que esse quadro de disfunção erétil pode ser revertido com o devido tratamento!

Para essas e outras dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco!

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×