7 Sinais e sintomas de baixa testosterona

7 Sinais e Sintomas de Baixa Testosterona  1 – Perda de libido: a diminuição do desejo sexual, acompanhada ou não de dificuldade de ereção, costuma ser um dos sintomas mais comuns e a principal queixa da maioria dos pacientes. Também pode estar associada a menor volume do sêmen.  2 – Fadiga: o cansaço generalizado, muitas …

7 Sinais e Sintomas de Baixa Testosterona

 1 – Perda de libido: a diminuição do desejo sexual, acompanhada ou não de dificuldade de ereção, costuma ser um dos sintomas mais comuns e a principal queixa da maioria dos pacientes. Também pode estar associada a menor volume do sêmen.

 2 – Fadiga: o cansaço generalizado, muitas vezes referido pelos pacientes como falta de energia, costuma estar presente apesar de o homem ter tido uma boa noite de sono e descansado.

 3 – Perda de massa muscular: com a baixa testosterona, é comum a perda muscular, mais nítida para os pacientes nos braços e pernas. Além disso, pode faltar força e resistência para atividades antes facilmente realizadas.

 4 – Aumento de gordura corporal: o acúmulo de gordura, tanto gordura visceral como subcutânea, costuma acontecer no mesmo ritmo da perda de massa muscular. Isto leva a uma composição corporal de grande concentração de gordura no abdome e em alguns casos ginecomastia (aumento do tecido mamário), por um desequilíbrio entre testosterona e estrógeno.

 5 – Perda de massa óssea (Osteoporose): a testosterona auxilia na manutenção da massa óssea durante o processo de envelhecimento. Com a sua falta, os ossos se tornam mais frágeis e ficam mais susceptíveis a fraturas.

 6 – Alterações de humor: a falta de testosterona pode ocasionar oscilações de humor, causando depressão, irritabilidade e ansiedade. Em alguns casos até piora da capacidade cognitiva, concentração e memória.

 7 – Diminuição de pelos: alguns homens podem notar diminuição dos pelos corporais e da barba, principalmente aqueles que possuíam mais pelos antes da diminuição da testosterona. Nesses casos costumam referir diminuição da concentração de pelos nas pernas, braços e no tronco.

É importante lembrar que isoladamente esses sinais e sintomas podem indicar outras doenças ou condições médicas. Porém, quando várias destas alterações se apresentam em conjunto com alterações nos exames de sangue, o tratamento pode ser necessário. Nos casos de suspeita, consulte um especialista para uma avaliação e tratamentos adequados.

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×