Por que utilizar um robô em uma cirurgia?

A medicina está sempre evoluindo em todas as suas áreas, seja no tratamento do câncer, prevenção de doenças cardiovasculares ou na fabricação de vacinas em tempo recorde para doenças que há pouco tempo nem existiam. Um dos avanços, nas áreas cirúrgicas da medicina, foi a adoção de sistemas robóticos em cirurgias. Procedimentos que inicialmente eram …

A medicina está sempre evoluindo em todas as suas áreas, seja no tratamento do câncer, prevenção de doenças cardiovasculares ou na fabricação de vacinas em tempo recorde para doenças que há pouco tempo nem existiam.

Um dos avanços, nas áreas cirúrgicas da medicina, foi a adoção de sistemas robóticos em cirurgias. Procedimentos que inicialmente eram feitos por cirurgia aberta, posteriormente passaram a ser feitos por vídeo, ou seja através de pequenas incisões na pele e uso de câmeras e pinças nessas incisões. Assim surgia a cirurgia minimamente invasiva. E mais recentemente, esses mesmos procedimentos realizados por vídeo, puderam ser feitos com o auxílio de um robô.

O nome correto é cirurgia robô-assistida, já que o robô não faz nada sozinho no corpo do paciente. Obedece todos os comandos do cirurgião. Porém, faz isso com uma precisão ainda maior do que faríamos com nossos próprios dedos.

Conseguindo acessar pequenos locais de difícil acesso dentro do corpo humano, com precisão milimétrica, sem tremor nenhum, ficar completamente estático pelo tempo que for preciso, não “cansar” ou apresentar fadiga muscular como um ser humano, tudo isso fornecendo uma visão magnificada, em três dimensões e em alta definição da região que está sendo operada para o cirurgião.

Durante muito tempo se questionou a superioridade da cirurgia robótica e sua relação custo-efetividade. Como muitas outras coisas na ciência, o tempo se encarregou de provar o que os primeiros estudos não conseguiam provar. Hoje, dificilmente você vai encontrar alguém que ainda não aceitou essa evolução. E tenho certeza, que os poucos críticos que ainda existem, se precisarem ser operados, gostariam de ser operados com essa tecnologia.

Os principais motivos:

Seu cirurgião tem maior amplitude de movimento, destreza e precisão

Seu cirurgião vê uma imagem altamente ampliada e de alta resolução do campo operatório 

Seu cirurgião tem melhor acesso à área que está sendo operada 

Seu tempo de internação será mais curto 

Você terá menor risco de infecção 

Você terá menos perda de sangue e menor chance de necessitar de transfusões de sangue 

Você terá menos dor 

Você terá uma recuperação mais rápida 

Você terá retornará mais rápido à rotina diária

Se tudo isso não fosse o suficiente, para as cirurgias de tratamento de câncer, como o Câncer de Próstata e do Rim, fica bastante claro que conseguimos retirar o tumor com o mínimo de danos aos tecidos normais ao redor. Tornando muito mais próximo o objetivo de curar a doença sem deixar sequelas importantes.

O custo dos procedimentos robóticos tem caído bastante com a sua popularização e felizmente cada vez mais pacientes têm tido a oportunidade de optar por esse tratamento. Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato!

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×