Fertilidade Masculina

Dúvida comum de muitos homens, a fertilidade masculina pode ser facilmente avaliada em uma consulta urológica e com alguns exames laboratoriais. Em geral, recomendamos a investigação para o casal que está tentando obter a gravidez há 1 ano sem sucesso. Porém, muitos casais desejam avaliar a fertilidade antes desse prazo ou antes mesmo de iniciar …

Dúvida comum de muitos homens, a fertilidade masculina pode ser facilmente avaliada em uma consulta urológica e com alguns exames laboratoriais.

Em geral, recomendamos a investigação para o casal que está tentando obter a gravidez há 1 ano sem sucesso. Porém, muitos casais desejam avaliar a fertilidade antes desse prazo ou antes mesmo de iniciar as tentativas de engravidar, seja por preocupação com a idade mais avançada, uso de substâncias que poderiam diminuir a fertilidade ou simplesmente por nunca terem realizado uma avaliação de sua capacidade reprodutiva.

Para uma avaliação precisa e um diagnóstico correto, deve-se sempre passar em uma consulta com um Urologista, na qual será avaliado o histórico do paciente e seus hábitos e será realizado o exame físico, que pode trazer informações importantes sobre a fertilidade.

Após isso, a avaliação do sêmen, através do exame de espermograma, costuma ser o parâmetro mais importante na avaliação inicial. Caso surjam problemas nessa etapa, diversos outros exames mais complexos deverão ser solicitados.

Alguns parâmetros no espermograma que são muito relevantes:

Volume do sêmen

Número total de espermatozoides

Concentração de espermatozoides

Motilidade total e progressiva

Morfologia

Vitalidade

Com isso, basicamente, podemos avaliar se os espermatozoides estão sendo ejaculados em quantidade suficiente, se são móveis como precisam ser para atingir o óvulo, se possuem o formato adequado para a fecundação e são estão viáveis ao longo de todo o processo da sua formação até a ejaculação.

Alguns pontos importantes, um exame de espermograma alterado não significa necessariamente que o homem é infértil, devendo o exame ser repetido. Caso haja de fato uma diminuição da fertilidade, uma investigação hormonal, genética e anatômica poderá identificar a causa do problema e auxiliar no tratamento.

Muitos casos, hoje, podem ser tratados clinicamente com medicações e mudanças de hábitos ou cirurgicamente, levando a um aumento da fertilidade e finalmente ao objetivo final de gerar a gravidez.

Por esse motivo, sempre recomendamos que homens de todas as idades passem regularmente no Urologista!

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×