Quando o homem deve ir ao Urologista?

Aos 40 anos? Só aos 50 anos para fazer o exame de próstata? Desde jovem para começar a se cuidar? A maior parte dos homens não sabe quando deve começar a consultar um Urologista. E, na dúvida, acaba postergando e deixando sempre "para depois". Além disso, não sabem com que frequência ir ao médico, com …

Aos 40 anos? Só aos 50 anos para fazer o exame de próstata? Desde jovem para começar a se cuidar?

A maior parte dos homens não sabe quando deve começar a consultar um Urologista. E, na dúvida, acaba postergando e deixando sempre “para depois”.

Além disso, não sabem com que frequência ir ao médico, com que idade devem fazer quais exames, se devem esperar sentir algo antes de ir ao médico ou ir mesmo sem sintomas.

Bom, para tentar acabar com essas dúvidas, vamos tentar deixar aqui um guia:

  • Homens jovens, adolescentes ou adultos, principalmente após o início da vida sexual, devem fazer uma consulta anual. Essa consulta, que deve ser realizada mesmo que o homem não tenha sintomas, serve de check-up, para discutir possíveis dúvidas, analisar situações de saúde geral e geniturinária e para realizar o exame físico urológico, que muitas vezes detecta problemas que o paciente não havia percebido ou considerava como algo normal. É o momento em que se faz a prevenção, diagnóstico ou tratamento da maioria das DSTs.
  • Aos 50 anos ou 45 anos se o homem tiver histórico familiar de câncer de próstata (principalmente pai, irmão e avô) devem-se iniciar as consultas anuais para prevenção dessa doença. Aqui deve-se realizar a consulta urológica geral completa, além do exame de toque retal e do exame de PSA. Outro ponto de atenção nesse momento é o cuidado com o estado hormonal (testosterona), vida sexual (libido e ereção) e ao hábito miccional, que pode naturalmente se alterar pelo desenvolvimento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), algo que vai ocorrer com a maioria dos homens a partir dessa idade, porém de forma e intensidade bastante variável.
  • Além disso, deve ir a qualquer momento, caso tenha sintomas como dor nos rins, dificuldade ou dor para urinar, sangue na urina, alterações no pênis ou nos testículos ou problemas relacionados à atividade sexual, seja quanto à potência, ejaculação ou à fertilidade.

Basicamente, esses são os momentos mais comuns e indicados para se consultar um Urologista. Mas, assim como a mulher tem na Ginecologista, sua médica, a “médica da mulher”, o homem deve confiar ao Urologista o seu cuidado rotineiro com a saúde, que obviamente irá referenciar para os demais especialistas (Cardiologista, Endocrinologista, Gastroenterologista…) conforme surjam sintomas ou alterações nessas áreas ou para avaliações de rotina quando for indicado.

O fundamental é que o homem cuide de sua saúde de forma rotineira e preventiva, para uma vida longa e com qualidade.

admin
admin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×