Varicocele

Tratamento da Varicocele

A Varicocele é uma condição caracterizada pela dilatação das veias dentro do escroto, semelhante a varizes que ocorrem nas pernas. Essa condição pode causar dor, inchaço e, em alguns casos, afetar a fertilidade masculina, reduzindo a qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Tratar a Varicocele é crucial para melhorar a qualidade de vida e a saúde reprodutiva do paciente. A varicocele pode prejudicar a produção de espermatozoides e causar atrofia testicular. O Dr. Paulo Esteves oferece tratamentos personalizados que podem incluir métodos não-cirúrgicos, como mudanças no estilo de vida, e intervenções cirúrgicas, como a varicocelectomia, que é a remoção das veias dilatadas para restaurar o fluxo sanguíneo normal e melhorar a função testicular.

A varicocele é causada por válvulas disfuncionais nas veias dentro do escroto, que impedem o fluxo adequado de sangue. Isso resulta na dilatação das veias. Embora a causa exata dessas válvulas defeituosas não seja totalmente compreendida, a condição é mais comum em homens jovens, geralmente durante a puberdade.

Os tratamentos para a Varicocele variam conforme a gravidade dos sintomas e podem incluir monitoramento e mudanças no estilo de vida para casos assintomáticos. Para casos sintomáticos ou que afetam a fertilidade, a varicocelectomia é o tratamento mais comum. Este procedimento cirúrgico pode ser realizado de forma aberta, laparoscópica ou através de embolização percutânea, que bloqueia o fluxo sanguíneo para as veias afetadas.

Você deve procurar um médico se sentir dor, inchaço ou desconforto no escroto, ou se estiver enfrentando problemas de fertilidade. O Dr. Paulo Esteves pode realizar um exame físico e, se necessário, um ultrassom para diagnosticar a varicocele e recomendar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e melhorar a saúde reprodutiva.